O teste de segurança elétrica de equipamentos médicos é importante para garantir a segurança dos pacientes, dos profissionais de saúde e de outras pessoas que possam estar em contato com esses equipamentos. Isso ocorre porque os equipamentos médicos, como monitores de pacientes, ventiladores, desfibriladores e outros dispositivos elétricos, podem representar um risco significativo se não forem projetados, construídos, instalados e mantidos corretamente.
Esse serviço é realizado para garantir que os equipamentos estejam em conformidade com as normas e regulamentações de segurança aplicáveis, como as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no Brasil, bem como as normas internacionais, como a IEC 60601-1.
Nesses testes e verificações para garantir que o equipamento médico esteja eletricamente seguro para uso. Isso pode incluir a:
- verificação da resistência de isolamento;
- verificação da continuidade elétrica;
- verificação da proteção contra choques elétricos;
- verificação da proteção contra sobrecarga
- entre outros testes.
A análise também pode incluir a inspeção visual do equipamento, incluindo a verificação do aterramento, a presença de sinais de desgaste ou danos, ou outros sinais de mau funcionamento.
O teste deve ser realizado regularmente, tanto durante a fabricação e instalação, quanto durante a manutenção e reparo dos equipamentos médicos. Isso ajuda a garantir que o equipamento esteja sempre seguro para uso e em conformidade com as normas.
A MRE3 realiza os testes de corrente de fuga, resistência de isolação e resistência de aterramento, para identificar o estado de funcionalidade de equipamentos hospitalares. Não deixe de realizar o teste de segurança elétrica, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.
41 3073-1512